http://eventos.inee.org.br/evento/etanol-era-veiculo-eletrico-2011/referencias
Auditório Brasil - Av. Paulista, 1776 – 2º andar, São Paulo – SP
4 de maio de 2011, 13h30 às 18h
O Laboratório de Energia e Meio Ambiente do MIT (Massachussets Institute of Technology) propõe o uso de um motor a etanol com injeção direta cuja eficiência, graças às propriedades desse combustível, poderia se aproximar da observada em motor do ciclo diesel. O motor foi testado pela FORD.
A Ricardo Motors (EUA) desenvolveu um motor para etanol com tecnologia EBDI (“Ethanol Boosted Direct Injection”) de elevada eficiência.
O Buick Regal Turbo Flex é um motor compacto com elevada eficiência quando operando com etanol.
Na Suécia o conceito é aplicado em 85 ônibus entregues para operação em 2010. Esse ônibus usa um motor de combustão interna ciclo diesel com potência (270 HP) semelhante à de um ônibus convencional equivalente
O ônibus elétrico híbrido etanol produzido no Brasil é plug-in (usa em parte energia da rede elétrica).